Viveiro de Mudas - Arvores Nativas e Arvores Frutiferas

Vendemos Jabuticabeiras em Vasos
Nossa Jabuticabeiras são produzidas em nosso
Viveiro de Mudas Floresta em Tupã - São Paulo
Endereço:
Estrada Parnaso São Martinho-Tupã-Sp

Viveiro de Mudas - Arvores Nativas e Arvores Frutiferas

Nossa Jabuticabeiras são produzidas em nosso
Viveiro de Mudas Floresta em Tupã - São Paulo

Enviamos Jabuticabeiras para qualquer local do Brasil

Fone : 014 3441 3501

florestamudas@gmail.com

domingo, 4 de agosto de 2013

Como combater a ferrugem da jabuticaba

Doença pode causar a perda dos frutos e até a morte da planta

Publicada em: 13/06/2012

Nesta época do ano, as jabuticabeiras estão carregadas. A árvore é bonita, destaca-se pelas inúmeras bolinhas pretas no tronco e espalhadas pelo chão ao redor. Em um pomar ou no quintal das casas, ela chama a atenção. Já as frutas atraem pelo sabor adocicado e marcante. Mas, se existe uma coisa que pode acabar com toda essa beleza é a ferrugem.

ferrugem é uma doença comum, provocada pelo fungo Puccinia psidii. Ela também pode contaminar outras plantas além da jabuticabeira. Nesta, ela compromete bastante a qualidade das frutas, espalhando-se pelas folhas, pelos botões e ramos, formando manchas escuras, cobertas com um pó amarelado. Acontece principalmente nessa época, por causa do clima frio e úmido.

Para combater a ferrugem, é possível fazer soluções caseiras, já que não existem fungicidas registrados e disponíveis no mercado para combater a doença. Uma das soluções é pulverizar um pouco de enxofre diluído em água durante o desenvolvimento dos frutos. A aplicação pode ser feita todos os dias, até que as manchas desapareçam.

Além disso, é possível fazer uma calda bordalesa. Coloca-se 100g de sulfato de cobre em um saquinho de pano, que é deixado de molho em cinco litros de água morna por 24 horas. Em seguida, é adicionado 100g de cal virgem e outros cinco litros de água morna. A solução pode ser aplicada com um pulverizador.

No entanto, antes de aplicar os fungicidas naturais, é melhor cuidar para que os fungos sequer apareçam. Portanto, realize podas periódicas, retirando os ramos em excesso e os que estejam com os primeiros sinais da doença, nunca deixe faltar água ou que a planta fique encharcada. A jabuticabeira também precisa de muita luz e ventilação.
Por: Maria Clara Corsino.


Fonte:http://www.cpt.com.br/noticias/como-combater-a-ferrugem-da-jabuticaba
Leia mais: http://www.cpt.com.br/noticias/como-combater-a-ferrugem-da-jabuticaba#ixzz2b32y3CoB

2 comentários:

  1. Olá...
    Já fiz de tudo e não tive resultado positivo nas plantas..
    Agora vou tentar com essas postagem de vcs. Espero resolver...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar este procedimento,pois é a fruta que mais gosto, e por isso não quero perder os meus amados pés de jabuticaba.

    ResponderExcluir